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Se você está aqui, é porque certamente quer encontrar as melhores dicas de persuasão ou simplesmente se interessou pelo título. De qualquer forma, você pode encontrar isso facilmente a seguir.

Veja agora mesmo uma lista com as melhores dicas de persuasão que com certeza lhe fará vender mais.

1.   Para começar as dicas de persuasão: O presentinho

A teoria:

Uma das alavancas mais poderosas para operar é a da reciprocidade. O objetivo é tornar seu contato mais agradável, oferecendo-lhe algo. O interessante é que não é necessário oferecer um presente importante. 

Um gadget simples ou até mesmo um café é suficiente para conseguir a atenção de seu interlocutor.

Exemplo:

O exemplo mais comum é o das amostras e degustações que você encontra nos supermercados. 

Os manifestantes oferecem-lhe para saborear um pequeno pedaço de abacaxi ou qualquer outra coisa. Quase sempre a pessoa que aceitou a amostra se sentirá obrigada a comprar um produto.

2.   Simpatia

A teoria:

O princípio é ganhar a simpatia de sua perspectiva, geralmente através de um pequeno presente (como mencionado), ou ser apenas legal e agradável. 

É um sistema muito próximo da responsabilidade, mas que também se concentra na personalidade e nos relacionamentos.

Exemplo:

Quando você quer comprar um apartamento, muitos agentes imobiliários oferecem a você durante a visita um chaveiro dizendo a frase “Talvez você possa pendurar as chaves do seu próximo apartamento em breve?”

Receber este presente torna o agente imobiliário mais amigável. É claro que você estará mais inclinado a confiar nele se tiver a escolha entre duas propriedades semelhantes.

Ele também é encontrado nas frases “Porque você se parece com minha filha que é estudante, eu ainda dou 5% de desconto se você pedir agora” para forçar uma pessoa a comprar imediatamente.

Aplicação nas vendas:

O princípio básico de simpatia é respeitar os fundamentos da venda, ou seja, sorrir e ficar feliz em ver sua perspectiva. Para ir mais longe, basta forçar a linha um pouco com um pouco de entusiasmo. 

3.   A orientação da escolha através da expressão “Fique à vontade…”

A teoria:

Sabemos que cada expressão tem seu significado, exceto que certas palavras desencadeiam o oposto do que elas querem dizer. 

Esse é o caso da expressão “Fique à vontade…”, que direciona o cliente na escolha de uma ação (e não na inação). 

Então, se você disser “Fique à vontade para encomendar o produto agora com a promoção ou esperar, mas se eu fosse você eu iria vou aproveitar agora “.

Aplicação nas vendas:

Quando você tiver um cliente em potencial que ainda esteja hesitante, use a fórmula “Fique à vontade” para tomar uma decisão que seja tranquila.

4.   Porque ….

Teoria:

A palavra “Porque” é uma das palavras mais poderosas na persuasão. 

Podemos notar que o simples fato de dizer “Porque” sem outra justificativa é suficiente para convencer as pessoas na hora das vendas.

Exemplo:

Basta usar “Porque” na maioria das conversas para obter um acordo dos seus interlocutores.

Aplicação nas vendas:

Nas suas próximas conversas, seus próximos e-mails, use o “Porque” sempre para as perguntas que talvez a pessoa se faça e logo depois lhe dê a resposta.

Isso fará com que ele sinta que você está o respondendo quase que diretamente.

5.   A falsa escolha ou a escolha forçada

A teoria:

O princípio é forçar uma escolha, orientando-o para tomar a decisão. A escolha pode ser distorcida (oferecendo 2 ofertas incluindo 1 desinteressante), ou forçada, impomos uma resposta por sim/não.

Exemplo:

Nofinal de um compromisso com um cliente em potencial por telefone, muitas vezes ouvimos “Obrigado por todas essas informações. Podemos protelar uma reunião para avançar no seu arquivo? Você prefere quinta-feira às 10h ou sexta-feira às 11h?”

Ao fazer isso, você força a pessoa a responder, em vez de lhe dar a opção de aceitar ou recusar a consulta!

É a mesma coisa nas lojas, se um produto não está disponível, um vendedor vai dizer “Desculpe eu não tenho nenhum em estoque, os produtos chegam quinta-feira. Você prefere buscá-los quinta à tarde ou sexta à noite?“.

Aplicação nas vendas:

Na sua próxima consulta, aprenda a bloquear as próximas etapas da venda e tome as rédeas oferecendo uma “falsa escolha” ao seu cliente em potencial. 

Você também pode usar a “Falsa Escolha” para comparar 3 versões de um produto, com uma versão que não é interessante (relação qualidade/preço, recurso etc.) para valorizar a opção mais abrangente e, assim, orientar a venda.

Conclusão

As dicas de persuasão podem ser usadas por qualquer pessoa, e com certeza, você se dará muito bem se começar a usá-las desde já. Assim, o que acha de colocar em prática nas suas próximas vendas?

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